Haisai
Primeiramente Feliz Ano novo (atrasado por sinal), que tudo dê certo nesse ano de 2012 e que todos os nossos desejos se realizem!
Vamos ao primeiro post do ano!
Um dos fato mais conhecidos do povo Uchinanchu é sua longevidade, sendo muito comum encontrar habitantes com mais de cem anos, em sua maioria com uma lucidez invejável à muitos jovens, ainda trabalhando em lavouras e lojas por todo o território de Okinawa!
Um estudo comprovou que na ilha há 50 centenários para cada 100 mil pessoas, sendo que a média para países desenvolvidos é de cerca de 10 a 20 centenários para cada 100 mil.
A expectativa de vida em Okinawa é a maior do mundo, tanto para homens quanto para mulheres, chegando a 82 anos em média, contra 78 no Japão.
Além de atingirem idades avançadas os okinawanos têm os menores índices de doenças cardíacas e outras mais graves como câncer, diabetes etc.
Por isso dizem que a fonte da juventude se encontra no coração e na alegria do Uchinanchu!
Alegria, imagem do uchinanchu
Mas qual o segredo para se ter uma vida tão longa?
“Aos 70 anos é uma apenas uma criança, aos 80 ainda um adolescente e, aos 90, se os seus ancestrais o convidarem a juntar-se à eles no paraíso, diga-lhes que esperem até os 100 anos, idade em que reconsiderará a questão.” –antiga inscrição encontrada em uma rocha próxima de uma praia em Uchina!
Os fatores atribuídos à longevidade dos uchinanchus seriam, a alimentação saudável e balanceada, o estilo de vida adotados pela ilha além do fator genético!
No cardápio okinawano encontramos uma variedade muito grande de verduras e legumes, além de frutos do mar e muitas frutas.
Estima-se que um uchinanchu consome apenas 25 por cento do sal e açúcar de uma pessoa de outra região por refeição, duas vezes mais peixe e três vezes mais vegetais, além de terem o hábito de parar de comer quando se estão cerca de 80% satisfeitos!
E temos também o “embaixador da culinária de Okinawa”, o amargo Goya!
Goya
Muito famoso entre os uchinanchus e seus descendentes, o Goya é um vegetal típico de Okinawa, tendo como principal característica seu gosto amargo, sendo o terror de muitas crianças (confesso, eu odiava Goya quando era mais novo),mas que contém muitas vitaminas e trazendo diversos benefícios à saúde!
O prato mais conhecido de Okinawa é com certeza o Goya Champuru, uma espécie de “salada” de Goya (Champuru em uchinaguchi significa mistura), com tofu, carne de porco, ovos, grãos de soja e é claro, Goya!
Goya champuru
Eu recomendo ir à um restaurante okinawano para experimentar os pratos típicos de lá, que apesar de não serem baratos, são muito bons!
Outro fator decisivo é o estilo de vida levado pelos uchinanchus!
Levando ao pé da letra o “Nutidu Takara”, o modo de se viver sem estresse, respeitando os idosos, sempre vendo o lado bom da vida, ajuda (e muito) à se ter uma vida longa!
Acumular bons momentos de vida é a chave não somente para se viver mais, mas também para se aproveitar ela por completo!
Então por mais que a vida esteja complicada, lembre-se sempre:
Nankurunaisa!