quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Um novo futuro?


Haisai!!!

Depois de quase dois anos decidi reativar o Nankurunaisa!

Desde a última postagem eu fui para Uchina duas vezes, então achei que tinha assunto suficiente para voltar a escrever sobre lá!

No post de retorno eu trago uma notícia, que pode ser boa ou má, depende do ponto de vista de cada um.

A província de Okinawa elegeu seu novo governador, Takeshi Onaga de 64 anos, o ex-prefeito da capital Naha derrotou três oponentes, incluindo o atual governador Hirokazu Nakaima.



                                          
 Takeshi Onaga (foto:Asahi Shimbun)

A vitória de Onaga em cima de Nakaima representa uma grande golpe no governo do primeiro-ministro Shinzo Abe, já que o atual governador tinha o apoio do Partido Liberal Democrático (LPD) de Abe.


 

Primeiro-ministro Shinzo Abe
                          
Mas o que torna mais interessante a vitória de Onaga é o seu posicionamento em relação a base militar americana na cidade de Futenma.

Para todos que conhecem a história recente de Okinawa sabem o que a presença de bases militares representa para a população.

Para quem não sabe vou dar um breve resumo.

Após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, Okinawa se tornou território americano, inclusive com algumas cidades sendo chamadas igual aos estados, a ilha de Ishigaki por exemplo era chamada de Califórnia.

Após muitas discussões e acordos, em 15 de maio de 1972, Okinawa foi devolvida ao Japão e recebeu o status de província, tornando-se oficialmente Okinawa-ken (沖縄県).

Mesmo tendo sido anexada ao Japão, por ser considerado um local estratégico em caso de guerra, bases americanas foram deixadas na ilha, com uma população hoje em dia de mais de 25 mil pessoas, entre soldados e suas famílias.

A presença das bases não representa o maior problema para a população de Uchina, os soldados são considerados um caso a parte.
Bagunça, brigas, arruaças e até mesmo estupros foram  registrados com bastante frequência vindo dos americanos.
Por esses motivos uma boa parte da população é radicalmente contra a permanência das bases na ilha.


                                                        
 Protesto de moradores
("Okinawa decidiu: Sem nova base em Futenma, fora!")            

 

Mensagem escrita em muro
("Não voem sobre nossa cidade! Helicópteros dos E.U.A. fora agora!)

A principal base, em Futenma, se localiza no centro da cidade de Ginowan, o que gera reclamações por parte dos moradores em relação ao barulho e a possibilidade de acidentes em um local com uma grande concentração de moradores.


Base Futenma (foto: Japantimes)

O governo japonês e a administração da ilha entraram em um acordo de recolocação da base, para uma área menos povoada no litoral de Nago.
O acordo não foi satisfatório para a população, que exige a extinção da base e a saida dos soldados, muito em parte pelas cicatrizes ainda doloridas da Segunda Guerra.


            Panfletos contra a permanência das bases
                                                              
Muitas manifestações são vistas todos os anos exigindo a saída da base, tendo adesão inclusive de vários políticos contrários ao atual governo.

Só resta agora aos moradores de Okinawa esperarem para ver se as promessas serão cumpridas ou, ao menos, acordos mais satisfatórios fechados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário