sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Iya sa sa

Quase todas as músicas que evocam Uchina tem um grito característico,o “Iya sa sa”, que simplesmente não tem uma tradução específica, seria uma maneira de expressar a alegria de cantar, dançar ou mesmo se divertir!

O som do Sanshin e do Okinawa Taiko também marcam uma presença muito forte nas canções, que geralmente exaltam as belezas naturais e riquezas culturais da ilha!

Eu, particularmente, me emociono muito ao ouvir uma música que tem características de Okinawa, sentindo lágrimas virem aos olhos, misturando sentimentos de saudade e admiração!

Palavras em uchinaguchi também são muito usadas, principalmente as mais conhecidas, como “nankurunaisa”, “nutidutakara”, “Uchina” entre outros, o que faz com que essas canções se tornem únicas e lindas de se ouvirem!

E não só em Okinawa, como em todo o mundo, os “filhos de Okinawa” manifestam o orgulho de sua terra natal (mesmo os que não nasceram lá!).

Temos como exemplo no Brasil o Tontomi, criada na Grande São Paulo, o grupo Diamantes no Peru, Claudia Oshiro juntamente com Alfredo Casero na Argentina, entre vários grupos de Okinawa Eisa espalhados pelos diversos Okinawa Kenjinkais do mundo inteiro!

Eu creio que a música mais conhecida sobre Okinawa no mundo inteiro é “Shima Uta”島歌,do grupo The Boom, composta pelo vocalista Miyazawa Kazufumi, que apesar de não ser uchinanchu, após conhecer Okinawa e sua história, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial, se apaixonou pelo local e seu povo!

A seguir farei uma lista de banda e músicas que eu gosto e que falam sobre Okinawa, é uma lista de meu gosto, portanto se alguém tiver uma música ou banda para sugerir eu ficarei muito agradecido!

The Boom: Shimauta
HY: Toki wo koe
Kiroro: Best friend (que apesar de não ser sobre Okinawa, foi tema do dorama “Churasan”, que se passa em Uchina!)
Diamantes: Dushintya tibariyo
Ryukyu Yamato (琉球大和): Nankurunaisa~Heiwa no negai
Orange Range: Kizuna
Natsukawa Rimi: Nada sou sou
Begin: Shimanchu nu takara, Kariyushi no yoru, ojii jiman no Orion biru, Sanshin no hana entre outros!

Um comentário:

  1. Olá novamente, sobre bandas de Okinawa descobri recentemente Sar Hoo Hoo com o CD Garota de Okinawa. Adorei as musicas e estou tentando comprar. Nozomi Yuntaku Tiampuru

    ResponderExcluir