Haisai!
Continuando o assunto sobre música de Okinawa, falarei um pouco sobre os instrumentos tradicionais!
Na minha opinião o Sanshin (三線) representa a música okinawana somente pelo seu som, que se caracteriza por toques rápidos e de tom forte, que em conjunto com o ritmo do Taiko (沖縄太鼓) e o “Iya sa sa” é capaz de tocar o coração de todos aqueles que ouvem a chamada “shimauta” (島歌) independente de ser uchinanchu ou não!
A origem do sanshin é um pouco controversa, dizem que tem mais de 4000 mil anos, que nasceu no Egito, mas o único consenso que se tem é que o instrumento chegou em Okinawa através da China!
O sanshin tradicional é revestido com couro de cobra, mas por proibições de exportação de material de origem animal geralmente se usa couro sintético que se assemelha ao original!
Sanshin tradicional
Assim como seu nome diz, possui três cordas e é tocado com um dedal feito de chifre de boi (hoje em dia tem quem prefira tocar com palheta de violão mesmo!), e é bem leve se comparado com instrumentos de porte parecido, banjo ou bandolim por exemplo!
É importante frisar que o sanshin e o shamisen (三味線) são instrumentos diferentes, sendo o segundo derivado do primeiro, e usados por estilos musicais completamente distintos (além de o shamisen ser tocado usando um tipo de palheta que se assemelha à uma espátula, o Bachi.), enquanto o sanshin é a alma da música de Uchina, o shamisen é usado no resto do Japão em músicas tradicionais!
Há uma lenda em Okinawa que diz que o sanshin foi criado por um rapaz chamado “Akainko”, algo como filho do cão vermelho, assim chamado pelo fato de sua mãe ter criado um cão vermelho depois da morte de seu marido, e os moradores da aldeia acharem que o pai do rapaz era o animal!
Um dia, numa inspiração divina, ele decidiu criar um instrumento feito do tronco de uma amoreira, usando pêlos do rabo de um cavalo como corda (!), criando assim o primeiro sanshin de Okinawa, com o qual Akainko espalhava a alegria por toda a ilha!
Um fato interessante: com o término da Segunda Guerra Mundial, depois da horrível Batalha de Okinawa, os moradores da ilha não tinham material nem dinheiro sobrando para montar um sanshin tradicional, então usando latas de comida deixadas pelos exércitos e muita criatividade construíram um sanshin feito de lata, o “kankara sanshin” (缶から三線), que tem um som mais melancólico, soando mais triste, mas com a mesma base musical do sanshin!
Kankara sanshin
Eu, particularmente, gosto muito das músicas de Okinawa, das mais tradicionais até o pop, pelo fato de sempre se falar de um lugar maravilhoso e com uma cultura incrível!
Ps: Semana que vem eu irei para Okinawa (Finalmente!) participar do Uchinanchu Taikai e reencontrar minha Oba (avó) que não vejo fazem alguns anos, portanto o próximo post provavelmente será diretamente de lá, contando um pouco da experiência de se estar no “lugar que sinto saudades sem nunca ter estado lá!”
Bye!
Fontes: Basicamente eu fiz um resumo do que eu já sabia com a ajuda dos sites “A arte de tocar Sanshin” e da Wikipedia em Japonês
Notas:
三線: Literalmente “três cordas”.
Shimauta: Toda música que fala sobre Okinawa e sua cultura.
Kankara sanshin: Literalmente “sanshin feito de lata”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário