sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Uma volta ao passado


Haisai!
Aproveitando minha ida para o Festival Uchinanchu, claro que eu fui fazer um turismo por Okinawa!

O primeiro lugar que visitei foi o Castelo de Shuri (首里城), em Naha.

Ao chegar no local, que fica no topo de um morro, a primeira dificuldade foi encontrar um lugar para estacionar (falarei depois sobre o trânsito e a arquitetura de Naha), o número de carros e ônibus circulando pelas ruas era enorme!

Achado um local dentro de uma caverna (!), segui para o castelo!

Garoava fraco, nada que um guarda chuva não resolvesse, e na entrada do castelo haviam duas moças com o tradicional quimono de Okinawa para tirar fotos com os turistas!

Adentrando o portão principal (Shureimon) a sensação de se voltar ao passado é evidente pela paisagem, com uma escadaria e muros que parecem cenário de filme!
                        Shureimon
Algo bastante agradável de se ver é a presença de uma grande área verde, com uma variedade de plantas enorme, que misturada com a arquitetura antiga me surpreendeu pela impressão de que antigamente não era muito diferente!

A caminhada até o castelo é marcada por construções semi-destruídas e algumas intactas!


O valor pago para se entrar na área do castelo é de 800 ienes (mais ou menos dezesseis reais), com direito a um panfleto com explicações sobre a história do lugar!


O pátio principal é dividido em três partes, Hokuden (lado norte), Seiden (centro) e Nanden (lado sul), onde cada área contém um prédio.

No lado direito de quem entra, a arquitetura do prédio é baseada em construções japonesas, pois essa é a direção do Japão em relação a Okinawa, que era usada para receber autoridades japonesas, e ao lado esquerdo o estilo é baseado na arquitetura chinesa, pois essa é a direção da China, que da mesma forma servia para se receber autoridades chinesas!

                          Nanden

                      Hokuden
Na parte central se encontra o glorioso Castelo de Shuri, a maior construção de madeira existente em Okinawa, que foi a moradia da família real de toda a Disnatia Ryukyu!
                     Castelo de Shuri
Entre artigos antigos e lojinhas de presente, vale destacar uma réplica da coroa e do selo real e o trono do rei Ryukyu, que é muito bonito mesmo não sendo o original.

                          Coroa Real

                         Selo Real


               Trono Dinastia Ryukyu

Existem também maquetes mostrando como eram as cerimônias no castelo.

        Maquete representando a cerimônia de ano novo


Um fato interessante é que quando a cúpula do G8 (grupo dos países mais ricos do mundo) se reuniu em Okinawa,em julho de 2000, foi dado um banquete no salão principal, com a presença dos chefes de estado mais importantes da época, como Bill Clinton (EUA), Tony Blair (Inglaterra) e o então primeiro ministro japonês, Mori Yoshiro.

O cuidado com a preservação do castelo é tão grande, que o percurso da parte de dentro é feita com os pés descalços, portanto ao visitarem o Shuri Castle lembrem-se de estarem com meias sem furos!

Realmente visitar o castelo foi um acerto muito grande na minha passagem por Okinawa, pois ao contrário do famoso aquário (ChuraUmi, que outro dia vou visitar com certeza), tem um valor histórico muito importante para quem quer aprender um pouco mais sobre a cultura okinawana!

Quem tiver a oportunidade de ir até lá, aproveitem o máximo de cada pedacinho de terra que pisar, pois a sensação de se estar em um lugar tão rico em história é maravilhoso!

Próximo post: 

Minha visão de Naha e visita a terra natal da família!

Nota: O castelo foi reconstruído diversas vezes ao longo dos séculos, a última reconstrução foi logo após a Batalha de Okinawa, na Segunda Guerra Mundial, onde foi parcialmente arrasado pelos bombardeios!

Nota 2: Muitas das construções presentes na área do castelo são Patrimônios Históricos da Humanidade reconhecidos pela UNESCO .

3 comentários:

  1. Muito legal!!
    Quero um dia visitar o Shuri Castale também! Ele parece ser muito bonito. As fotos ficaram muito boas também! :D
    Parabéeens pelo post!
    Não sabia desse prédio que tem uma parte voltada ao Japão e o outro para a China! Que interessante :)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá teu blog eh muito bom.
    Também gosto das historias de Okinawa.
    Um aspecto que não vi em nenhum lugar e que talvez vc pode saber eh: o que aconteceu com o Rei quando foi unificado com o Japão? O rei foi deposto e..... Exilado? Morto? Entregou o reino tranqüilamente? Os seus descendentes vivem em Okinawa?

    Nozomi - yuntaku - tiampuru.

    ResponderExcluir
  3. Logo após a unificação, o rei entregou a "realeza" e se tornou parte do conselho do Japão!
    Seus descendentes ainda vivem em Okinawa, mas sem títulos de nobreza, algo parecido com a família real do Brasil!

    ResponderExcluir