sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Okaerinasai


Haisai!!!

Nessa semana falarei sobre as atrações que assisti no Uchinanchu Taikai!

Eu cheguei em Okinawa na sexta feira, segundo dia do Festival, portanto não assisti ao desfile de abertura, que foi realizado na Kokusai Dori, em Naha!

Haviam dois palcos diferentes no local, um fora do estádio e um dentro do estádio, o de fora era destinado às atrações “secundárias”, e no meio do campo de beisebol, um palco gigantesco destinado para as principais atrações!

No palco menor se apresentavam artistas locais e aspirantes a cantores!

Entre vários que eu pude ver, gostei bastante dos cantores mais pop, que misturam elementos clássicos da musica de Okinawa com um som mais moderno!

Já no palco principal, muitas surpresas aguardavam quem foi assistir aos shows!

Assim que eu entrei, havia uma apresentação que misturava teatro e música, com elementos clássicos da vida antigamente na ilha!

Logo após uma família, composta por duas irmãs e a mãe, cantando o famoso “minnyo” de Okinawa, e músicas famosas como “Nada sou sou”, “Asadoya yunta” entre outros!

Um grupo de Okinawa Eisa foi a próxima atração, eu particularmente gostei muito dessa apresentação, o som do Taiko de Okinawa sempre mexeu muito comigo, e ver crianças tocando esse instrumento com tanta vontade, embaixo de uma garoa bem chata, foi muito algo muito gratificante de se ver!
A primeira surpresa do festival (ao menos para mim), foi um grupo que tocava Taiko também, que logo de cara começou com um “bateirista” que tocava uma “bateria” composta por vários taikos juntos, que transformavam o som clássico do taiko com uma batida de rock!

Após as primeiras músicas, todas com um som épico, entrou uma banda completa, com direito a guitarra, baixo e backing vocals.

Começaram com um jazz básico, e terminaram com “Smoke on the water” do Deep Purple!

Passado o som pesado, novamente entrou o grupo de Eisa junto com a dupla D-51 para finalizar a sexta feira!

No sábado de manhã fui visitar o Castelo de Shuri, que fica para o próximo post, e depois voltei ao Cellular Stadium para ver o festival!

Sem novidades pela parte da manhã, o mesmo grupo de Eisa Taiko se apresentou a tarde, só que dessa vez trouxeram um legítimo Shisa para dançar junto a platéia!

                  Shisa junto ao público

E a grande surpresa do festival!
Festa Latina!

Sim, a parte final do dia foi conduzida pelo ritmo latino em Okinawa!

Houve apresentação de Samba, Salsa e a única parte que eu assisti (sinceramente eu não fui para Okinawa para ver carnaval!), a apresentação do grupo peruano Diamantes!

Conduzido pela voz forte de Alberto Shiroma, o grupo animou a pláteia e as apresentadoras ( Patty Arakaki e Carolina Horikawa, peruanas que dançam muito bem!),sob o ritmo de Okinawa mesclado com a animação latina!

              Apresentadoras da Festa Latina

Realmente a cerimônia de encerramento no domingo foi o ápice da festa, com a presença de 
Miyazawa Kazufumi (vocal do The Boom) e do Begin!

Mas como meu avião de volta foi marcado para as seis e meia, não pude acompanhar o melhor, além do local estar completamente lotado!

Mas realmente foi muito gratificante estar lá e poder acompanhar a festa!

Um fato interessante e que me marcou muito foi o fato de todos os cantores ao chegar no palco saudarem o público com o um “Okaerinasai”, em vez do tradicional Bem vindo, o que deu realmente a sensação de estar de volta em casa!

Semana que vem Castelo de Shuri, cidade natal e algumas coisas mais!
Bye 

Notas:

Minnyo é a música tradicional, tanto de Okinawa quanto do Japão.
Okaerinasai é uma saudação dita quando alguém retorna para casa.
As fotos do palco ficaram ruins por que foram tiradas de longe.

Fonte: Fotos de Alberto Shiroma e das apresentadoras tiradas do Nippon notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário